RESTAURANTE

Porto do Contrato

Ribeirão da Ilha

O Porto do Contrato, o mais importante do Ribeirão da ilha já era conhecido desde a estada de Sebastian Cabotto em 1526, que foi quem batizou a localidade com o nome Ribeirão e também deu nome a ilha de Santa Catarina.

O Porto passou a ser reativado só a partir da chegada dos imigrantes açorianos e africanos em 1760.

Na década de 1940 podiamos ainda presenciar os últimos trabalhos comerciais realizados no seu cais, o mar perdia a função do caminho, pois as estradas estavam sendo abertas e um pretenso progresso estava chegando.

Temos agora aqui um estabelecimento gastronômico que tenta dar visibilidade a memória do Porto do Contrato, permitindo-nos fazer uma nova leitura do Porto, que foi responsável pela transformação econômica do Ribeirão. Atualmente não temos mais pesca e nem agricultura como alicerces econômicos da localidade, mas temos a gastronomia inspirada nos frutos do mar e nos valores históricos deixado pelos açorianos e africanos.

A tônica desde ambiente, o restaurante Porto do Contrato, é valorizar os vestígios do antigo Porto, proporcionando confabulações degustativas e materializando a historia da economia ribeironense nos antigos pilares e trapiches da memória portuária.

X

Product has been added to cart

View Cart